domingo, 26 de maio de 2013

Receita: Barra de Proteína Caseira!




A receitinha de hoje é uma ótima opção para lanches rápidos, saudáveis e que visam o ganho de massa muscular, fugindo um pouco dos shakes de proteínas que muitas vezes não trazem aquela saciedade que precisamos ao longo do dia.

Além disso, é fácil de levar na bolsa ou na mochila e serve também como um lanche pré-treino, para aquelas pessoas que não possuem muito tempo devido à correria do dia-a-dia e que não tem tempo de fazer uma boa refeição antes de ir para a academia.

Outro fator levado em consideração, é que a maioria destas barrinhas de proteínas vendidas por aí são caras, custando em torno de 5 reais até 15 reais cada unidade.


Bora lá fazer então?


Barra de proteína caseira
Ingredientes:
- 4 scoops de whey protein sabor chocolate
- 1 xícara de chá de aveia em flocos finos ou grossos
- 1 xícara de granola sem açúcar
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
- 1 colher de sopa de gergelim
- 1 colher de sopa de semente de girassol
- 2 claras de ovos
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de óleo de coco 
- 1 xícara de chá de mix de castanhas (castanha do pará, nozes, castanha de caju, amêndoa)

Modo de preparo:
Misture os ingredientes mix de castanhas, aveia, granola,  farinha de linhaça, gergelim, semente de girassol e whey protein. Adicione à esta farinha, as claras, a água e misture bem. 



Depois acrescente o óleo de coco e o mel até incorporar bem. Unte uma forma pequena com óleo de coco e espalhe a massa (não deixar muito fino, nem muito grosso). 



Asse em forno pré aquecido à 150 graus por 12 minutos. Retire do forno e deixe esfriar antes de cortar em 12 pedaços.



Os valores nutricionais para cada unidade:

Calorias: 140 kcal
Proteínas: 9 g


Hmm ficou uma delícia... espero que gostem!

Beijos!

Bruna Corrêa


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Banana verde - Biomassa!


Você já ouviu falar da farinha da banana verde ou da biomassa?



Então, esse alimento é conhecido por ser um super alimento com suas propriedades funcionais, ou seja, além de nutrir nossas células, seu consumo frequente pode proteger seu corpo contra o aparecimento de doenças e condições clínicas como o diabetes, colesterol elevado e a constipação.

E esses benefícios se dão devido à banana verde ser rica em um tipo de amido, o amido resistente, ou seja, nosso intestino delgado não consegue digerir esse amido, que "resiste" e chega até o intestino grosso, nutrindo as células e bactérias da porção final do nosso intestino, produzindo substâncias protetoras ao nosso corpo e aumentando a absorção de vitaminas e minerais, auxiliando na disbiose intestinal.

Desta maneira, a biomassa, por ser rica nesse tipo de amido, auxilia muito no aumento da saciedade (nossa, sacia muito!!) e com isso no emagrecimento, auxilia na diminuição da glicemia, devido ao seu baixo índice glicêmico, diminui o colesterol, pois diminui a absorção deste, facilitando a eliminação pelas fezes.

Esse alimento pode ser consumido na forma de farinha ou ainda na forma de biomassa, que praticamente não tem sabor algum e pode ser consumido e utilizado em iogurtes (eu adorooo), vitaminas, sucos, recheio de panquecas, tapiocas, ou ainda colocar na massa de bolos e pães.

Vamos fazer então?

Biomassa
Ingredientes:
- 1 cacho de banana verde orgânica
- Água

Modo de preparo:

- Lave bem a banana com a casca e vá destacando do cacho, sem retirar a casca e coloque em uma panela de pressão coberta com água (cubra bem todas as bananas)




- Feche a panela de pressão e cozinhar por 8 minutos após iniciar a pressão.
- Desligue o fogo e deixe sair a pressão sozinha (não colocar a panela embaixo da água);



- Descasque as bananas (cuidado para não queimar os dedos, pois eu quase me queimei rsrsrs);
- Coloque no liquidificador com um pouco de água e bata bem até formar uma pasta;


E está pronta sua biomassa!

Você poderá colocar em pequenos potes e congelar por até 3 meses. Na geladeira, consumir em até 5 dias.

Ficou com vontade de experimentar??

Bruna Corrêa


terça-feira, 7 de maio de 2013

Você conhece a Maca Peruana?








     Esse tubérculo é cultivado na região dos Andes, em grandes altitudes e vem despertando a atenção dos pesquisadores devido aos seus benefícios à saúde.
Ela é conhecida por ser uma planta afrodisíaca e pesquisadores concluíram que a planta atua na regulação hormonal, aumentando a fertilidade masculina e feminina. Além disso, a maca peruana auxilia no controle de alguns sintomas da menopausa, atuando principalmente na prevenção e tratamento da osteoporose em mulheres.




     Para praticantes de atividade física, a utilização da maca pode trazer muitos benefícios devido ao aumento da energia e vigor físico, além de ser uma raiz rica em muitos minerais como  cálcio, magnésio, fósforo, zinco, selênio, ferro e vitaminas do Complexo B, fundamentais para o metabolismo energético e ganho de massa muscular.  




     A maca pode ser prescrita pelo médico ou nutricionista, sendo suplementada através de cápsulas ou ainda na forma de extrato/farinha. Consulte um profissional e traga equilíbrio à sua alimentação e saúde!


Bruna Corrêa



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Batata Yacon, você conhece?



Para quem já viu no mercado ou já ouviu falar sobre os benefícios que essa batata pode trazer ao organismo, está na hora de provar esse tubérculo ou raiz, que não tem nenhum gosto de batata, sendo seu gosto mais parecido com uma pera ou algo parecido, além de ser crocante, suculenta (alta concentração de água e eletrólitos) e também pelo seu sabor doce.

Essa batata recebe destaque pois é rica em Inulina, um tipo de fibra que não é digerida pelo organismo, contribuindo muito para o bom funcionamento intestinal, nutrindo nossas bactérias intestinais positivas - função prebiótica - favorecendo a absorção de vitaminas e minerais e aumentando nossa imunidade.



Além disso, essa batata ficou conhecida como a batata dos diabéticos, pois seu consumo auxilia no controle glicêmico, atua também diminuindo o colesterol (LDL),  triglicerídios e contribuindo para o emagrecimento, devido seu efeito sacietogênico.

Cada vez mais eu acredito que uma alimentação rica em fibras, consumo adequado de água e um bom funcionamento intestinal é fundamental para a nossa saúde, com isso, identificar e tratar indivíduos com disbiose intestinal se faz necessário para o sucesso de qualquer tratamento, seja ele, emagrecimento, diabetes ou colestrol elevado. Nosso intestino está repleto de bactérias boas e ruins, contudo estas bactérias precisam estar em equilíbrio e o consumo adequado desses alimentos ou ainda a ingestão destas bactérias (probióticos) é muito importante.

Uma dica para o consumo da Yacon é sua forma crua, batendo em sucos ou vitaminas, ou ainda você pode cortar em fatias muito finas, polvilhar canela e assar no forno, resultando em petiscos deliciosos e crocantes.

Eu resolvi faze-la refogada, refoguei alho no azeite de oliva extra virgem e piquei a batata em cubos e cozinhei por 5 minutos.



Adicionei manjericão desidratado e mix de pimentas moídas na hora, para dar um efeito termogênico. Dá uma olhada como ficou (tá, eu sei que a câmera do celular não ajuda muito!)


E aí, ficou com vontade de provar essa delícia saudável??


Enviem suas dúvidas e sugestões de post para silva.brunacamila@gmail.com

Até mais,

Bruna Corrêa
=D