quinta-feira, 1 de agosto de 2013

01/08 DIA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO




- O leite materno é o melhor alimento para o seu filho, sendo recomendado o aleitamento exclusivo até os 6 meses e complementado até os 2 anos.

- Durante os primeiros 6 meses de aleitamento, não é necessário dar água, chá ou qualquer outro líquido para o bebê pois o leite é formado por água, principalmente no início de cada mamada. Ao final de cada mamada, o leite é mais concentrado em gorduras, sendo essas gorduras saudáveis e indispensáveis para o crescimento, ganho de peso, formação do cérebro e motilidade intestinal do seu bebê. Por isso, quando seu bebê começar a mamada em um peito, espere esvaziá-lo até o final para fazer a troca de peito.

- O leite materno possui inúmeras substâncias que protegem a saúde e imunidade do seu bebê, funcionando como uma verdadeira "vacina" contra várias doenças.

- O aleitamento aumenta o vínculo entre a mãe e a criança, pois somente você, a mamãe, poderá alimentá-lo.

- Amamente seu filho na primeira hora do parto, isso aumenta os hormônios (prolactina) que auxiliam na ejeção do leite, sendo que nos primeiros dias, o leite não está completamente maduro, ele é conhecido como colostro, riquíssimo em vitaminas e minerais que ajudam o bebê a eliminar o mecônio (primeiras fezes escuras).

- Segundo a Fonoaudióloga Ingrid Vieira, a amamentação estimula o padrão nasal de respiração, otimizando o desenvolvimento dos músculos que participam da fala e das funções de sucção, mastigação e deglutição. Proporciona também o início da comunicação e afetividade entre mãe e filho. Para a Fonoaudiologia, amamentar o bebê significa prepará-lo para falar, prevenindo futuras alterações, já que o aleitamento materno promove o crescimento harmonioso das estruturas que compõe o sistema estomatognático.

- Contudo, nem sempre amamentar é tão fácil como vemos na televisão e nos filmes, procure a ajuda de um profissional nos Bancos de Leites das maternidades caso tenha problemas na pegada no peito, formação do bico, leite "enpedrado", entre outros e principalmente: NÃO DESISTA DA AMAMENTAÇÃO!

Bruna Corrêa

Para maiores informações, acesse também o blog da Fonoaudióloga Ingrid Vieira
http://fonoingridvieira.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. A amamentação contribui significativamente para o desenvolvimento das estruturas oromiofuncionais. Estimula o padrão nasal de respiração, estimula os músculos que participam da fala e das funções da alimentação (sucção, mastigação e deglutição). Proporciona também o início da comunicação e afetividade entre mãe e filho.
    Adorei a publicação!

    ResponderExcluir