Olá pessoal!
Nossa, quantos dias sem postar hein!?
Durante esses dias eu viajei para Gramado/RS e lá conhecendo melhor os hábitos dos gaúchos resolvi fazer um post sobre o chimarrão, ou melhor, falar sobre os benefícios do consumo frequente da erva-mate.
A erva-mate é originária da região sul da América do Sul e tradicionalmente era consumida pelos indígenas que habitavam esta região. Depois com o tempo, este hábito foi sendo difundido pelos tropeiros (pois aquecia no inverno rigoroso e trazia saciedade durante os longos caminhos percorridos) e desta maneira o consumo foi difundido entre a população de um modo geral, podendo ser consumida na forma do tradicional chimarrão, chá mate (erva tostada), tererê (preparado com folhas verdes) e o mate cozido.
E quais benefícios do consumo frequente de chá mate?
De acordo com os pesquisadores da UFSC, que realizaram estudos com relação ao consumo de chá mate, 330 ml, 3 vezes ao dia, eles chegaram à seguinte conclusão:
- Atividade antioxidante: o consumo do chá mate associado ou não à uma dieta pobre em gorduras se mostrou positiva no aumento da atividade antioxidante, ou seja, auxiliando no combate aos radicais livres e desta maneira prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares e câncer;
- Atividade hipocolesterolêmica: o consumo do chá mate promoveu uma redução do colesterol total e também do LDL colesterol (conhecido como o colesterol ruim quando em excesso) em indivíduos dislipidêmicos;
- Atividade hipoglicêmica: o chá mate trouxe benefícios para os indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 em tratamento com medicação ou ainda para indivíduos pré-diabético pois diminuiu a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada.
Estes resultados mostram que o consumo da erva mate pode ser sim uma ótima opção de tratamento coadjuvante para as pessoas que já possuem diabetes mellitus, pré-diabetes e colesterol elevado ou ainda ser uma maneira interessante de prevenir tais agravos.
Lembrando ainda que outras alterações no consumo alimentar devem ser colocadas em prática para um melhor resultado tais como: diminuição do consumo de gordura saturada e trans, aumento do consumo de gorduras poliinsaturadas, adequado consumo de frutas, verduras, legumes e água, etc. Além disso mudanças no estilo de vida se faz necessária como a prática de atividade física regular e controle e uso dos medicamentos.
Bora lá preparar seu?!
=)
Tche! Agora naon negarei mais uma rodada no trabalho :-)
ResponderExcluir