terça-feira, 26 de junho de 2012

Receita Bolo de Banana Integral

Olá pessoal,

Segue a receita de um bolo de banana que eu inventei, que ficou muito gostoso!



Ingredientes:

- 6 bananas branca;
- 1/2 xícara de óleo de canola;
- 3 ovos;
- 1 xícara de açúcar mascavo;
- 1 xícara de farinha de trigo integral;
- 1 xícara de aveia em flocos;
- 1/2 xícara de germe de trigo;
- 1/2 xícara de quinoa em flocos;
- 2/3 xícara de leite desnatado;
- 1 colher de café de canela em pó;
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada;
- 2 colheres sopa de fermento;

Modo de preparo:

Pique as bananas e separe. Misture em uma tigela os ovos, o óleo de canola, o açúcar mascavo. Depois acrescente aos poucos a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, o germe de trigo, a quinoa e a linhaça dourada. Acrescente o leite e misture bem. Quando a massa ficar mais homogênea, acrescente a canela e o fermento. Depois misture toda essa massa com as bananas picadas e polvilhe com canela em pó. Unte a forma com óleo de canola e asse em fogo médio por aproximadamente 35 min.

Sugestão: dá para acrescentar também castanha-do-pará picada na massa, fica uma delícia!

Espero que gostem!

Até mais,

Bruna

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O cálcio de cada dia!


O cálcio é o mineral mais abundante no nosso corpo, estando presente nos ossos, dentes, circulação sanguínea e dentro de nossas células. 

Se ele é tão presente assim, é porque deve ser muito importante né? Então, quais são as funções dele no nosso organismo?

- É o componente principal da estrutura óssea;
- Atua na regulação da contração muscular;
- Coagulação sanguínea;
- Transmissão dos impulsos nervosos;
- Ativa várias reações enzimáticas no nosso organismo.

Cálcio e o emagrecimento

Além dessas importantes funções, estudos mostram a relação de um consumo adequado de cálcio e o emagrecimento, isso mesmo, comer alimentos fontes de cálcio auxilia na manutenção do peso adequado e na perda de peso. O mecanismo que explica isso é que quando os níveis de cálcio estão baixos no sangue,  haverá uma maior liberação de insulina pelas células do nosso pâncreas na corrente sanguínea. A insulina, por ser um hormônio anabólico, irá ativar a síntese de gordura. Desta maneira, um consumo adequado de cálcio fará com que esses hormônios fiquem equilibrados, favorecendo o emagrecimento. Além disso, outros estudos mostram que o cálcio ajuda a eliminar através das fezes a gordura presente nos alimentos.

Quais são os alimentos fontes de cálcio?

- Leite e derivados;
- Sardinha;
- Brócolis e folhosos verde-escuros;
- Amêndoas;
- Tofu;

Absorção e biodisponibilidade

- O alto consumo de sal na alimentação, bem como o de cafeína diminui a absorção de cálcio. Tomar cuidado com o excesso de café, chás e achocolatados muito concentrados!
- O consumo adequado de vitamina D aumenta a biodisponibilidade. Fontes de vitamina D: gema de ovo, sardinha, salmão.
- Os fitatos presente na casca dos feijões, soja, grão de bico irá inibir a absorção de cálcio. Solução: deixar a leguminosa de molho por 4-5 horas e descartar a água na hora do preparo.
- O amido resistente, presente na biomassa por exemplo (feita a partir da banana verde) irá aumentar a absorção de cálcio pelo intestino.

Com isso, não esqueça de consumir diariamente, pelo menos nas principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) as fontes de cálcio, dando sempre preferência ao leite e iogurte desnatado, aos queijos brancos magros, como por exemplo a ricota, queijo minas light, tofu e também consumindo no almoço e jantar os vegetais verde-escuros, como por exemplo ao brócolis, couve mineira, agrião, couve de bruxelas, entre outros. Desta maneira você cuidará da saúde dos seus ossos, dentes e ainda por cima irá ajudar a eliminar aqueles quilinhos extras indesejáveis!

Até mais,

Bruna Corrêa



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Como estão os hábitos de vida dos brasileiros?



Esse primeiro post é sobre alguns resultados relevantes da pesquisa Vigitel, que é uma pesquisa que investiga os fatores de risco e proteção para doenças crônicas, realizada durante o ano de 2011 em todas as capitais do Brasil e também no Distrito Federal.

E o que esta pesquisa mostrou?



Tabagismo: a frequência de adultos fumantes nas capitais brasileiras foi de 14,8%, com uma frequência maior entre os homens (18,1%) do que nas mulheres (12%), sendo que a frequência de fumantes em Florianópolis foi de 14,3%, ou seja, ligeiramente menor que a média das capitais brasileiras.


Excesso de peso: a frequência de excesso de peso nas cidades avaliadas foi de 48,5%, isso mesmo, quase metade das pessoas que participaram da pesquisa estão com o IMC (índice de massa corporal) igual ou acima de 25 kg/m2. Além disso, a frequência foi maior entre os homens (52,6%) do que entre as mulheres (44,7%). Outro dado que chamou a atenção foi que quando relacionada com a escolaridade, nos homens com alta escolaridade, a frequência para o excesso de peso foi quase o dobro quando comparado com mulheres com alta escolaridade, possivelmente mostrando que as mulheres se preocupam mais com a sua saúde e peso corporal.

Obesidade: a frequência para obesidade nas cidades avaliadas foi de 15,8%, e dessa forma somando-se os valores de excesso de peso e obesidade, observa-se que quase 2/3 da população está acima do peso considerado saudável para sua altura e idade.

Padrão de consumo alimentar






Consumo regular de frutas e hortaliças: a frequência do consumo regular de frutas e hortaliças variou de 19,4% em Macapá até 39,1% em Florianópolis, sendo que entre as mulheres na nossa capital esse percentual passou para 49,9% das entrevistadas. A média entre os adultos de todas as cidades avaliadas foi de 30,9%, ou seja, apenas 1/3 dos brasileiros tem o hábito de comer frutas e hortaliças pelo menos 5 ou mais dias por semana, haja vista que a Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo seja de 400 g por dia destes alimentos.

Consumo de refrigerantes: o consumo de refrigerantes e sucos artificiais em pelo menos 1 vez por semana foi referido por 80% dos entrevistados, ou seja um percentual considerado muito elevado. Com relação ao consumo mais frequente (pelo menos 5 dias da semana) a frequência variou de 11,5% em Natal até 42,5% em Porto Alegre. A frequência em Florianópolis foi de 29,1%.

Consumo regular de feijão: no conjunto da população adulta das 27 cidades estudadas, a frequência do consumo regular (pelo menos 5 dias na semana) de feijão foi de 69,1%, sendo maior entre homens (75,4%) do que entre mulheres (63,8%), mostrando mais uma vez que o feijão ainda é uma comida tipicamente brasileira e que continua fazendo parte do hábito alimentar dos brasileiros.



Atividade Física: a frequência da prática de pelo menos 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos semanais de atividade física de intensidade vigorosa variou entre 26,3% em Porto Velho e 41,4% em Florianópolis, mostrando mais uma vez que a nossa capital está de parabéns no quesito atividade física e em busca por uma vida mais saudável. A frequência média nas cidades brasileiras avaliadas foi de 30,3%.


E o que vocês, leitores, acharam destes resultados?

Até o próximo post,

Bruna Corrêa =)







terça-feira, 12 de junho de 2012

Seja bem-vindo!

Olá,

          Meu nome é Bruna Corrêa, sou nutricionista e criei este blog com o objetivo de trocar informações com os leitores sobre temas relacionados à saúde, alimentação e nutrição, comportamento e qualidade de vida.
          Através deste meio virtual, irei trazer informações atualizadas, dicas e receitas práticas para serem adaptadas ao seu dia-a-dia, sempre com o objetivo maior, que é melhorar a sua saúde e bem estar.

    Até o próximo post!

    Bruna Corrêa